O governo do Panamá apresentou ontem à noite um plano de reabertura de atividades, cuja implementação está contudo pendente da soma de vários critérios/indicadores: RT de menos de 1%; letalidade menor de 3%; disponibilidade de camas nos hospitais a 20%; disponibilidade de camas nas Unidades de Cuidados Intensivos a 15%.

Assim, a partir de 7 de Setembro poderão reabrir: construção e atividades relacionadas; alfaitarias, modistas e sapatarias; marinas e pesca desportiva; Zona Livre de Colón, Área Económica Especial Panamá Pacífico e zonas francas; lavagem de automóveis.

No dia 14 de Setembro, elimina-se a restrição de mobilidade por género e dia de semana e o recolher obrigatório passará a vigorar entre as 23h e as 05h de segunda a sábado e ao domingo haverá quarentena total.

No dia 21 de Setembro poderão recomeçar as atividades desportivas federativas, mas sem público.

A partir de 28 de Setembro deverão reabrir: comércio a retalho; restaurantes; profissões liberais; serviços administrativos e gerais; hipódromo sem público; aviação nacional; atividades ao ar livre e de praia.

A 12 de Outubro será a vez de: aviação internacional; hotéis; indústrias culturais e criativas, academias de arte e música; bibliotecas; atividades de turismo e transporte recreativo; uso de piscinas; lotaria. Nesse mesmo dia está previsto que termine o recolher obrigatório noturno e a quarentena total ao domingo.

Algumas atividades não têm porém ainda prevista data de reabertura: educação (desde infantário até ensino superior); ginásios; cinemas, teatros, museus e sítios turísticos em espaços fechados; casinos; bares e discotecas; congressos e eventos; locais de diversão infantil; concertos, feiras, desfiles, carnavais e procissões.

 

  • Partilhe